Desafios
Brasília como Capital
O estado do Rio de Janeiro, desde os anos 1970 (quando se consolida a transferência da Capital para Brasília), passa por uma crise econômica estrutural, sendo a unidade da federação que apresentou o menor crescimento do PIB, entre 1970 e 2018, perdendo 35% de participação na economia nacional.
O Rio de Janeiro tornou-se uma unidade federativa em 2015. Entre dezembro de 2014 e dezembro de 2019, o estado perdeu 14,9% de empregos formais, em contraste com uma perda de 6,0% no total da região Sudeste e 4,3% em todo o país. Durante esse período, o estado do Rio de Janeiro registrou a perda de 573.568 empregos com registro em carteira, de acordo com dados do RAIS (Registro Anual de Informações Sociais) do Ministério da Economia.
Polo Econômico Integrado
Setores da indústria 4.0, fundamentais para o desenvolvimento da cidade, não encontram um polo econômico integrado para usufruir de todos deração mais atingida na crise política e econômica que o país atravessa os benefícios que uma aerotropole funcional e bem estruturada pode proporcionar.
Integrar setores da economia 4.0 com tecnologias inteligentes e práticas de desenvolvimento sustentável para criar e capturar valor para os aeroportos e as regiões que atendem.
Dr. John Kasarda
Presidente do Aerotropolis Institute China
CEO da Aerotropolis Business Concepts LLC
Autor do livro: Aerotrópole
O modo como viveremos no futuro
Com mais de 600 quilômetros de costa, o Estado do Rio de Janeiro possui uma ampla riqueza na economia do mar, que precisa ser melhor explorada. Um olhar mais atento a este setor pode ser uma fonte de prosperidade, empregos e renda para o nosso estado.
Antônio Florêncio Queiroz
Presidente da Fecomércio e do Conselho do Sebrae/RJ
Oportunidades
Aeroporto Internacional Tom Jobim, um dos maiores e mais estratégicos aeroportos do Brasil, sem integração com a cidade da Rio de Janeiro, perde um enorme potencial de impulsionar a economia através do conceito de desenvolvimento de aerotrópoles praticado ao redor do mundo. Referência de estudos de Aerotropole: aerotropolis.com
Mapa estratégico de setorização das indústrias por clusters em torno do sítio aeroportuário que possuem enorme potencial de crescimento
Estudos do dr. John Kasarda - Presidente do Aerotropolis Institute China CEO da Aerotropolis Business Concepts LLC.
Em que pese o crescente incremento tecnológico e a necessidade de estudos avançados sobre os sistemas marítimos, ecossistemas marinhos, e suas novas tecnologias, as universidades brasileiras ainda não oferecem formação superior em economia do mar e não há hoje um polo que congregue as universidades e iniciativas privadas como um cluster dedicado em desenvolvimento da Economia do Mar.
Desenvolvimento econômico para a cidade do Rio de Janeiro
Localização estratégica da entrada do Aldeya Life Park de frente a um dos principais recursos hídricos de estudo e desenvolvimento econômico para a cidade do Rio de Janeiro, a Baía de Guanabara.